Henrique José de Souza nasceu em 15 de Setembro de 1883 em Salvador, Bahia, e faleceu em 9 de Setembro de 1963 em São Paulo. No período de 1890 a 1899, fez o curso primário em Salvador, onde também cursou Medicina, ainda que sem concluir. Levou a efeito, também, estudos em vários outros ramos científicos. Abandonou os estudos em 1907, em virtude da morte de seus pais, pois teve que tomar conta dos bens por eles deixados.

Professor e jornalista, montou cinemas em Salvador, tendo-se transferido para o Rio de Janeiro (em 1914), onde leccionou Idiomas, Filosofia, Religiões comparadas, Teosofia, etc. A 10 de Agosto de 1924 fundou (no mesmo dia e mês da morte de seu pai) em Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro, Dhâranâ – Sociedade Mental-Espiritualista, e no ano seguinte a revista do mesmo nome, Dhâranâ.

Foi Presidente da Sociedade Teosófica Brasileira, que passou a ser assim chamada a 8 de Maio de 1928, e Director Técnico do Instituto Cultural Brasileiro, no Rio de Janeiro, e membro da Associação Brasileira de Imprensa e da Societé Magnétique de France. Publicou O Verdadeiro Caminho da Iniciação, Ocultismo e Teosofia, Os Mistérios do Sexo e A Ciência da Vida, dentre outras obras. Participou de congressos sobre Teosofia.

DAMOS A SEGUIR UM POUCO DA GENEALOGIA DE HENRIQUE JOSÉ DE SOUZA.

José Joaquim de Souza

Primeira Geração

1. José Joaquim de Souza e sua esposa, tiveram o seguinte filho:

2. Jacinto José de Souza.

Segunda Geração

2. Jacinto José de Souza (Comendador) nasceu em Salvador, Bahia. Faleceu em 7 de Fevereiro de 1904 em Salvador, Bahia. Jacinto casou-se em primeiras núpcias com Maria Luiza Zuanny. Maria faleceu em 1876 em Salvador, Bahia.

Nota: Maria Luiza Zuanny passou a chamar-se depois de casada Maria Luiza de Souza.

Nota: Família Zuanny. Família estabelecida na Bahia nos fins do século XIX, à qual pertenceu o engenheiro Luiz Zuanny, que em 1881 exercia a função de Agente de Leilão, estabelecido na Rua Conselheiro Saraiva, n.º 16, residente na Barra; e em 1898 exercia o cargo de Engenheiro da Companhia Progresso Industrial da Bahia, à Rua do Comércio, n.os 9 e 11, Salvador.

Jacinto e Maria tiveram os seguintes filhos:

3 M     I. Honorato José de Souza (faleceu em 11 de Agosto de 1907).

4 M    II. Jacinto José de Souza Filho (faleceu em 19 de Maio de 1897).

2. Jacinto José de Souza (Comendador) casou-se em segundas núpcias com Josephina Manzini de Souza, nascida em Milão, Itália, filha de Luiz Manzini.

Jacinto e Josephina tiveram os seguintes filhos:

5 M     III. Virgílio Manzini de Souza. Casou-se com Maria Luiza Souza, falecida em 1945, filha de Honorato José de Souza e Amélia Elisa Guerra.

6 F       IV. Josephina Manzini de Souza. Casou-se com Luiz Daro.

Nota: Josephina ficou domiciliada em Turim, Itália, onde constituiu família, e o seu irmão Virgílio constituiu família no Brasil.

Terceira Geração

3. Honorato José e Souza (falecido em 10 de Agosto de 1907 em Salvador, Bahia). Casou-se com Amélia Elisa Guerra, filha de António de Souza Guerra, nascido em Portugal e falecido em 1872, e de Maria Rosa de Souza, brasileira. Amélia faleceu em 28 de Maio de 1907.

Honorato e Amélia tiveram os seguintes filhos:

7 M     I. António Joaquim de Souza. Faleceu em 1904.

8 F     II. Maria José de Souza. Faleceu em 1912.

Nota: Maria casou-se com o Dr. Liberalino da Costa Duarte, que exerceu a Medicina em Descalvado, São Paulo, tendo falecido em 1917 na mesma cidade. Depois de casada, Maria José de Souza passou a chamar-se Maria José de Souza Duarte.

9 F    III. Maria Luiza Souza. Faleceu em 1945, com 72 anos de idade.

Nota: Maria casou-se com Virgílio Manzini de Souza, filho de Jacinto José de Souza e Josephina Manzini de Souza. Depois de casada passou a chamar-se Maria Luiza Manzini de Souza.

10 M IV. Henrique José de Souza. Nasceu em 15 de Setembro de 1883.

4. Jacinto José de Souza Filho (falecido em 19 de Maio de 1897 em Salvador, Bahia). Casou-se com Maria Amélia de Souza Guerra, filha de António de Souza Guerra, nascido em Portugal e falecido em 1872, e de Maria Rosa de Souza, brasileira.

Jacinto e Maria Amélia tiveram os seguintes filhos:

11 F     I. Maria Amélia de Souza. Casou-se com Afonso de Araújo Lopes.

12 M  II. José Luiz de Souza.

13 M III. Virgílio Lourival de Souza.

14 F  IV. Luiza de Souza. Casou-se com Pedro Ferreira Mendes Praia.

Nota: A Sr.ª Luiza de Souza depois de casada tomou o nome de Luiza de Souza Mendes Praia.

Quarta Geração

7. Henrique José de Souza. Nasceu em 15 de Setembro de 1883 em Salvador, Bahia. Casou-se em primeiras núpcias com Hercília Gonçalves, nascida em 29 de Agosto de 1886 e falecida em 18 de Julho de 1931, filha de José Gonçalves, falecido em 1900, e de Custódia Gesteira Gonçalves, falecida em 1935, ambos brasileiros.

Henrique e Hercília tiveram os seguintes filhos:

15 M               I. Valter Orion de Souza. Casou-se com Dalva de Souza.

16 M              II. Carlos Gonçalves de Souza. Casou-se com Carmen de Souza.

17 M             III. Alberto de Souza. Casou-se com Vitória Régia Souza.

18 F               IV. Izabel de Souza. Casou-se com Cícero Pimenta de Melo.

19 F                V. Alzira de Souza. Casou-se com Paulo.

20. F             VI. Altair de Souza. Casou-se com o Simone que faleceu em 4.12.1944.

21 F             VII. Selene de Souza. Casou-se com Theodoro Nunes.

22 F            VIII. Altina de Souza.

7. Henrique José de Souza casou-se em segundas núpcias com Helena Jefferson de Souza. Esta nasceu em 13 de Agosto de 1906 em Pontalete, Minas Gerais, filha do Sr. João Augusto das Neves Ferreira, português, falecido em 25 de Dezembro de 1945, e da Sr.ª Agostinha Castaño, espanhola, falecida. A Sr.ª Helena teve como irmãos António Castaño Ferreira, nascido em São Paulo em 8 de Novembro de 1903, e Clementina Castaño Ferreira, nascida no Rio de Janeiro em 12 de Outubro de 1914.

Henrique e Helena tiveram os seguintes filhos:

23 M             IX. Hélio Jefferson de Souza. Nasceu em 1 de Março de 1938.

24 F                X. Selene Jefferson de Souza. Nasceu em 16 de Agosto de 1940.

25 M             XI. Jefferson Henrique de Souza. Nasceu em 13 de Maio de 1942.

26 M           XII. Hermés Jefferson de Souza. Nasceu em 6 de Fevereiro de 1944 em São Lourenço, Minas Gerais, e faleceu em 28 de Setembro de 1987 em Xavantina, Mato Grosso.

Os pais de Henrique José de Souza, do mesmo modo que os da sua segunda esposa, são aparentados com o famoso poeta português Guerra Junqueiro, e os Barões Henrique e Helena Antunes da Silva Neves. É da mesma linhagem dos Souza, na cidade de Salvador, a família do Comendador Francisco Santos Souza, por alcunha “Chiquinho Santos Souza”, falecido há muitos anos.

Anúncios